Força-tarefa de cirurgias bariátricas marca o mês de março em Patos de Minas

Em Patos de Minas, serão realizadas 10 cirurgias durante o mês de março. As intervenções serão realizadas em pacientes diagnosticados com obesidade que estão na fila do SUS em sete cidades

Força-tarefa de cirurgias bariátricas marca o mês de março em Patos de Minas

O Brasil é um dos países com as mais altas taxas de obesidade no mundo. São mais de 41 milhões de brasileiros obesos. Esse preocupante cenário inspirou a organização de uma força-tarefa de cirurgias bariátricas cujo objetivo consiste em alertar para um problema tão grave e também beneficiar pacientes obesos graves que aguardam pelo procedimento na fila do SUS.

A ação acontece em 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, e também na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Hospital São Francisco da Providência de Deus no Rio de Janeiro, Hospital Geral Ernesto Simões Filho em Salvador, no Hospital Mackenzie, em Curitiba, no Paraná, Hospital Maria Braido, no ABC paulista e Hospital das Clínicas de Pernambuco no Recife.

Parceria da multinacional Medtronic, referência global em tecnologia em saúde, com hospitais e médicos, essa força-tarefa deverá realizar no dia 4 de março um total de 92 cirurgias bariátricas minimamente invasivas em sete hospitais brasileiros. Em Patos de Minas, a empresa parceira doou os kits cirúrgicos e forneceu equipamentos e materiais necessários para a realização de 10 cirurgias bariátricas por videolaparoscopia.

Na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, no mês de março, estão programadas 10 cirurgias. Para o cirurgião Dr. Edson Antonacci e responsável pela ação na cidade mineira, os pacientes têm-se beneficiado muito do procedimento realizado pelo SUS.

O obesidade é uma doença multifatorial com fundo genético que piora com o tempo, levando a sequelas e enfermidades graves, às vezes sem possibilidade de cura. “Além do impacto na saúde das pessoas, a demora do tratamento gera desgaste mental, social e financeiro para pacientes e para os cofres públicos. Estamos falando de pessoas que irão adoecer mais, podem precisar se afastar do trabalho ou não conseguem seguir com a vida profissional por preconceito”, alerta o Dr. Edson Antonacci.

A ação conta com a chancela da SBCMB (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica).

Cirurgia minimamente invasiva

Diferentemente da cirurgia aberta ainda praticada na maioria dos hospitais do SUS, a cirurgia bariátrica laparoscópica a ser usada pelos médicos no mutirão é uma técnica menos invasiva e mais confortável para o paciente. Na videolaparoscopia são feitas de quatro a sete mini incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo. Trata-se de uma técnica menos invasiva e mais confortável para o paciente, com um tempo de recuperação mais breve, com alta hospitalar antecipada e redução dos riscos de complicações.

Segundo a vice-presidente da Medtronic no Brasil, Gisela Bellinello, o mutirão é uma iniciativa inovadora e necessária que comprova que parcerias estratégicas podem ampliar o acesso à saúde dos brasileiros.

“Temos como missão ampliar o acesso a novas tecnologias e tratamentos diferenciados, e disponibilizamos um dos portfólios de cirurgia metabólica e bariátrica mais avançados do mundo. Sabermos que estamos contribuindo para a saúde dos brasileiros é motivo de grande satisfação para a nossa companhia e nos motiva a expandir este projeto.”

Cirurgias Bariátricas em Patos de Minas

O dia 12 de outubro de 2023, ficou marcado pela realização das primeiras cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Patos de Minas.

 Em apenas quatro meses, 20 cirurgias bariátricas foram realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

 A realização das cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é um marco histórico na promoção à saúde em Patos de Minas. Vale destacar que os preparativos para o oferecimento deste serviço foram iniciados em janeiro de 2023, pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, com o início dos atendimentos do “Ambulatório de Obesidade”, instalado na Clínica de Especialidades Médicas, que fica localizada no Bairro Nova Floresta e com atendimentos também, no anexo da Clínica de Especialidades no campus do Unipam (Bloco D).

Para ter acesso ao Ambulatório de Obesidade, as pessoas precisam procurar a USF mais próxima de sua casa, podendo ser encaminhados para o ambulatório, pacientes com mais de 16 anos e que preencham os critérios do SUS para cirurgia bariátrica.

As cirurgias bariátricas laparoscópicas na Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, são realizadas via CISALP e são conduzidas pela equipe do renomado cirurgião Dr. Edson Antonacci, com o apoio e suporte de toda a equipe multidisciplinar da instituição. É importante destacar que após alta hospitalar, o paciente continua sendo assistido pelas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar- SAD e ambulatório de obesidade.